Estética e Cosmética - Curso Superior de Tecnologia


ATOS REGULATÓRIOS



O CURSO

O profissional que se forma no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da IES torna-se apto a trabalhar em benefício do próximo associando saúde, beleza e bem-estar. Graças a uma formação completa, com os recursos mais modernos, alcança condições de desempenhar suas atividades profissio­nais em centros e clínicas de estética, spas, academias, indústrias cosméticas, domicílios (atendimento home care) e outros estabelecimentos afins. Como é uma área em constante desenvolvimento, o curso permite a troca de informações com outros profissionais da área de saúde que, direta ou indiretamente, atuam na área da estética humana e interagem nos tratamentos específicos.

AS ATIVIDADES PRINCIPAIS

O curso de Estética e Cosmética da IES, graças à sua organização multidisciplinar, permite que o aluno, no decorrer de sua formação, aplique técnicas de limpeza, hidratação, nutrição e revitalização da pele, no trata­mento estético facial e corporal, incluindo tratamento da acne simples utilizando cosméticos, materiais e equipamentos adequados a cada procedimento; pro­mova o bem-estar e uma melhora geral na estética do indivíduo por meio da aplicação das diversas técnicas de massagens, drenagens, relaxamento, estética ca­pilar, técnicas depilatórias e maquiagem; selecione, indique e utilize recursos tecnológicos modernos com equipamentos específicos da área estética, bem como produtos cosméticos adequados e disponíveis no mer­cado. Assim, é um profissional apto a discernir entre as várias opções de compra desses equipamentos e a determinar a relação custo-benefício entre eles, atuando em conjunto com outros profissionais na elaboração de programas de saúde social preventiva e reabilitadora, visando ao binômio Saúde/Beleza do ser humano.

O MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho está em plena ascensão. Atu­almente, o Brasil é o país que ocupa o 2º lugar em número de cirurgias plásticas realizadas no mundo. A procura por produtos para higiene e para tratamentos cosméticos é hoje muito intensa. O consumidor está mais exigente, preocupando-se em buscar profissio­nais extremamente capacitados, tendo abolido a in­tervenção realizada por leigos. A remuneração salarial é compatível com a dos profissionais universitários.

DURAÇÃO

3 anos

PALAVRAS DA COORDENADORA


Estética e Cosmética

Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética
Profª. Ana Carla Vieira dos Santos

O Tecnólogo em Estética e Cosmética tem no mercado de trabalho uma rápida aceitação por se tratar de uma área de ampla empregabilidade no Brasil e no mundo, pois poderá atuar em espaço próprio, no atendimento domiciliar, em clínicas médicas e demais serviços de saúde que integrem atividades multidisciplinares de atendimento dermatológico, assim como em institutos de estética e de beleza, academias, spas, hotéis e tantos outros espaços voltados à promoção a saúde e bem-estar.

Nosso curso apresenta uma matriz curricular atualizada e dinâmica frente as exigências do mercado de trabalho fundamentada nos pilares da IES: ensino, pesquisa e extensão.

A FACIMA fornece infraestrutura predial e laboratorial para um aprendizado alinhado ao atual mercado de trabalho contribuindo em uma nova configuração da identidade do profissional esteticista que zela a profissão e propicia critérios na formação técnico-científica e cultural de compreensão frente a sua responsabilidade social que vivência na prática junto a comunidade, sua atuação futura como profissional, sendo este um momento enriquecedor.

A FACIMA, no Curso Superior Tecnólogo em Estética e Cosmética, oferece a você a oportunidade de estudar em uma instituição que cresce ao priorizar o ensino aprendizagem de qualidade na melhor vida saudável e bem-estar com oferta de vagas nos turnos matutino e noturno dispondo de professores qualificados que promovem ações frente a pesquisa e monitorias com um moderno acervo bibliográfico e virtual.

Venha nos conhecer e se encantar com seu futuro promissor!

CORPO DOCENTE

Confira a Relação de Docentes do Curso de Estética e Cosmética

GRADE CURRICULAR - INGRESSANTES 2018

Disciplinas Carga Horária
Anatomia Básica dos Sistemas 60
Anatomia Integrada 60
Atividades Complementares 100
Bioética e Legislação Profissional  60
Biologia (Citologia e Histologia) 30
Biossegurança 60
Comunicação e Expressão 30
Cosmetologia e Formulações Cosméticas 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Drenagem Linfática 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estética e Cosmética Integrada 30
Estética e Cosmética Interdisciplinar 30
Estudos Disciplinares 520
Farmacologia 60
Fisiologia 60
Fitocosmetologia 30
Fundamentos de Química Geral 60
Homem e Sociedade 30
Imagem Pessoal 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing Aplicado à Estética 60
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Microbiologia, Imunologia e Parasitologia 30
Noções de Nutrição e Dietética 60
Patalogia Aplicada à Estética 60
Planejamento de Negócios da Saúde 60
Primeiros Socorros 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 600
Psicologia Aplicada à Estética 30
Química Orgânica 30
Recursos Tecnológicos Aplicados às Alterações Estéticas 60
Recursos Técnologicos Estéticos Gerais 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Saúde Pública  30
Técnica em Estética Facial 60
Técnicas de Massagens 60
Técnicas em Estética Corporal 60
Técnicas Estéticas Complementares e Holísticas 60
Técnicas Estéticas no Pré e Pós-operatório 60
Terapias Capilares 60

Carga Horária Total: 2.980 Horas-Aula (2.483 horas)

Todos os direitos reservados © 2002-2018 - Crie, não copie. - FACIMA - Faculdade da Cidade de Maceió
Av. Durval de Góes Monteiro, 4.354 - Tabuleiro dos Martins - Maceió/AL
PABX: (82) 3214-2800 - Horário de Funcionamento: das 7h às 22h30min.