Página 4 - Protocolo de Diretrizes de Biossegurança - FACIMA/FAA-IESA
COMITÊ INTERDISCIPLINAR E INTERSETORIAL PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS E DIRETRIZES SANITÁRIAS
Visando o melhor resultado na elaboração deste protocolo de diretrizes internas do Grupo Educacional UNIP/Objetivo e associadas, foi instituída a formação de um comitê interno intersetorial e multidisciplinar constituído pelos gestores setoriais, coordenadores pedagógicos, educadores e especialistas das diversas áreas de conhecimento relacionadas.
O documento aqui apresentado e resultante do trabalho desse comitê gestor deverá sofrer constantes revisões e atualizações, na medida em que forem sendo editadas pelos órgãos reguladores novas regras e regulamentações.
Para tanto, cada localidade deve constituir comitê próprio de avaliação, monitoramento do desenvolvimento e alcance dos níveis de biossegurança preconizados neste protocolo e nos regulamentos das autoridades sanitárias.
O comitê local deverá mapear os colaboradores essenciais para a manutenção da continuidade das atividades presenciais (professores, equipe de limpeza etc.) e estabelecer planos de contingência para a substituição dos colaboradores que venham a contrair a Covid-19 ou que sejam considerados casos suspeitos e, portanto, devam ser afastados das atividades presenciais da unidade.
É de responsabilidade do comitê local a implementação das medidas preconizadas neste documento, bem como a disponibilização das evidências de seu cumprimento às autoridades de saúde ou quaisquer outras partes interessadas, sempre que solicitado.
Dessa forma, a FACIMA/FAA/IESA toma ciência e implanta as medidas cabíveis para retorno com as medidas protetivas ao retorno de suas atividades acadêmicas no campus.
PROTOCOLOS SETORIAIS
Para melhor detalhamento do plano de retorno às atividades de aulas presenciais e em respeito às necessidades e condições específicas para cada grupo de estudantes, de acordo com a respectiva faixa de idade e nível de sistema de ensino, as diretrizes foram distribuídas nos quatro subgrupos, a seguir.
Diretrizes gerais
Neste campo estão elencadas as medidas comuns a todos os subgrupos, as quais devem ser observadas e fielmente cumpridas naquilo em que, contudo, não conflitarem com as demais diretrizes descritas nas áreas de ensino subsequentes e nos regulamentos oficiais específicos constantes dos ANEXOS de cada localidade.
Assim, na interpretação de eventual conflito entre estas diretrizes gerais e as normas e regulamentações específicas, sejam dos subgrupos abaixo definidos ou dos protocolos